produto
|
TEMPERO PROSPERAR |
TEMPEROS SECOS |
Grama(s) |
SIPAF_BA_2123 |
Em 2002, a partir de uma iniciativa do Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com a antiga Secretária de Ação Social (SEAS), quatro mulheres da comunidade de Bastião, no município de Retirolândia, trocaram o trabalho pesado e perigoso nas plantações e batedeira do sisal para produção de tempero natural.
Com recursos do Projeto Prosperar e de alguns parceiros, o grupo construiu a sede onde o tempero é processado, embalado e armazenado. Aos poucos, com qualidade e higiene, o grupo conquistou o mercado institucional nos municípios de Retirolândia, Valente, Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe, Pé de Serra e Santa Luz, além de comercializar para a Empresa Baiana de Alimentos no ano de 2004. Com isto, as mulheres estão obtendo sua própria renda de meio salário mínimo por mês.
Sonho realizado - Mesmo com as dificuldades de acessar novos mercados, as mulheres apostaram no sonho de desenvolvimento do grupo e envolvimento da comunidade.
Em 2009, a parceria com o MOC, Rede de Produtoras da Bahia, ARCO Sertão e projetos firmados com a Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE), Banco do Nordeste, Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Mãos que Trabalham, tem concretizado o sonho das mulheres e transformado as ações em projeto de desenvolvimento local para a comunidade através da ampliação da casa de produção.
Inaugurada no dia 27 de fevereiro, a comunidade bastianense recebeu cerca de 300 pessoas na solenidade de abertura da unidade de produção. |