SDR






ASSOCIAÇÃO DE BIOJOIAS PESCA E AGRICULTURA EM ITUBERÁ

Terrítorio BAIXO SUL
Munícipio ITUBERÁ
Responsável DOMINGOS CONCEICAO DOS SANTOS
E-mail abpagi@hotmail.com
Telefone 7198631252

Produtos

- Produto Tipo Unidade de medida Historia
produto BORRACHA NATURAL BORRACHA Quilo(s) SIPAF_BA_1675 BORRACHA NATURAL, E UM PRODUTO ORIUNDO DA AGRICULTURA QUE VEM TRANSFORMANDO A VIDA DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO BAIXO SUL DA BAHIA TRAZENDO SUSTENTABILIDADE, AGREGANDO VALOR AO PRODUTO E AUMENTANDO A RENDA DO PRODUTOR.
produto GRANULADO ESCURO BRASILEIRO (GEB) BORRACHA Quilo(s) SIPAF_BA_1670 O GRANULADO ESCURO BRASILEIRO (GEB), E UM PRODUTO ORIUNDO DA AGRICULTURA QUE VEM TRANSFORMANDO A VIDA DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO BAIXO SUL DA BAHIA TRAZENDO SUSTENTABILIDADE , AGREGANDO VALOR AO PRODUTO E AUMENTANDO A RENDA DO PRODUTOR.
produto Camarão semi descascado congelado em saco placito de 1 kg PESCADO Quilo(s) SIPAF_BA_1671 ADQUIRIDO DE CARCINICULTORES PESCADORES E MARISQUEIRAS BENEFICIARIOS DO BAHIA PRODUTIVA, MEMBROS DA ASSOCIACAO DE BIOJOIAS PESCAS E AGRICULTURA EM ITUBERA (ABPAGI).
produto CAMARÃO DESCASCADO CONGELADO EM SACO PLÁSTICO 1 KG PESCADO Quilo(s) SIPAF_BA_1674 ADQUIRIDO DE CARCINICULTORES PESCADORES E MARISQUEIRAS BENEFICIARIOS DO BAHIA PRODUTIVA, MEMBROS DA ASSOCIACAO DE BIOJOIAS PESCAS E AGRICULTURA EM ITUBERA (ABPAGI)
produto FRANGO INTEIRO DEFUMADO CARNE Unidade(s) SIPAF_BA_1677 A ABPAGI identificou que existe uma grande carência de difusão e adaptações de alternativas tecnológicas, adequadas à realidade socioeconômica dos agricultores familiares, sendo assim alternativa encontrada para a geração de novos empregos foi buscar a produção de defumados. Produzido e embalado por Bruno em parceria com Associação de Biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá- ABPAGI.
produto Meio frango Defumado CARNE Unidade(s) SIPAF_BA_1678 A ABPAGI identificou que existe uma grande carência de difusão e adaptações de alternativas tecnológicas, adequadas à realidade socioeconômica dos agricultores familiares, sendo assim alternativa encontrada para a geração de novos empregos foi buscar a produção de defumados. Produzido e embalado por Bruno em parceria com Associação de Biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá- ABPAGI.
produto CAMARÃO EVISCERADO CONGELADO EM SACO PLÁSTICO 1 KG PESCADO Quilo(s) SIPAF_BA_1673 ADQUIRIDO DE CARCINICULTORES PESCADORES E MARISQUEIRAS BENEFICIARIOS DO BAHIA PRODUTIVA, MEMBROS DA ASSOCIACAO DE BIOJOIAS PESCAS E AGRICULTURA EM ITUBERA (ABPAGI)
produto Fibra Natural da Piaçava 42 cmt. ARTESANATO Quilo(s) SIPAF_BA_1587 A palmeira Attalea funifera Martius, conhecida por piaçava ou piaçaba, é encontrada em solos arenosos, associados à vegetação secundária sob mata; nome comum a várias espécies de palmeiras, pertencentes à sub-família das cocosoídeas, que produzem uma fibra usada na confecção de vassouras. A implantação das unidades de fabricação de artesanato de piaçava, com foco em biojóias e similares, utilizando equipamentos e tecnologia simplificados, é uma alternativa viável para geração de renda e trabalho, utilizando mão de obra ociosa da própria comunidade, que vive marginalizada nas grandes e pequenas cidades.
produto pimenta do reino SEMENTES Quilo(s) SIPAF_BA_1660 ASSOCIACAO DE BIOJOIAS PESCA E AGRICULTURA EM ITUBERA, Fundada em 18 de Setembro de 1987 e com o CNPJ 08.936.039/0001-27, iniciou as atividades em 23/08/1988, esta organizando a produção de pimenta do reinodos seus associados para comercializar. A pimenta do reino em grãos moída na hora, é perfeito para resolver o sabor da sua alimentação em minutos ou até mesmo na prevenção e no tratamento de doenças, além de ser muito mais fácil de usar do que a pimenta dedo de moça e outras. a pimenta do reino pode ser usada em praticamente qualquer prato salgado, mas também em pratos doces e frutas!
produto cravo SEMENTES Quilo(s) SIPAF_BA_1658 ASSOCIACAO DE BIOJOIAS PESCA E AGRICULTURA EM ITUBERA , Fundada em 18 de Setembro de 1987 e com o CNPJ 08.936.039/0001-27, iniciou as atividades em 23/08/1988, esta organizando a produção de cravo dos seus associado para comercializar. “O cravo-da-índia não tem colesterol e ainda é rico em muitas vitaminas, como vitaminas A, C, E e K. Além disso, é boa fonte de vários minerais, como sódio, potássio, cálcio, zinco, ferro, cobre, magnésio e manganês”, diz a nutricionista.6 de nov. de 2015 A Indonésia é responsável pelo consumo de mais de 50Ú produção mundial, seguido por Madagascar e Brasil. O cravo-da-índia para o mercado nacional e internacional, de acordo com os padrões de qualidade e quantidade desejados pelos clientes, tudo de acordo com a legislação que norteia esta especiaria. O Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável - PTDS que se apresenta, pretende rever o que ficou estabelecido pelo Colegiado do Território Baixo Sul na primeira versão do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) em 2007. Reafirmando a importância desta ferramenta para construção coletiva do Desenvolvimento Sustentável da região, devendo ser entendido como . Referência, para o planejamento de ações e investimentos que busquem o desenvolvimento sustentável na região, tanto pelo poder público nos diferentes níveis, como para as diversas organizações e entidades que tenham ou venham a ter ações no Território Baixo Sul da Bahia.
produto Frango Desossado Defumado CARNE Unidade(s) SIPAF_BA_1679 A ABPAGI identificou que existe uma grande carência de difusão e adaptações de alternativas tecnológicas, adequadas à realidade socioeconômica dos agricultores familiares, sendo assim alternativa encontrada para a geração de novos empregos foi buscar a produção de defumados. Produzido e embalado por Bruno em parceria com Associação de Biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá- ABPAGI.
produto Rocambole de Frango Defumado CARNE Unidade(s) SIPAF_BA_1676 A ABPAGI identificou que existe uma grande carência de difusão e adaptações de alternativas tecnológicas, adequadas à realidade socioeconômica dos agricultores familiares, sendo assim alternativa encontrada para a geração de novos empregos foi buscar a produção de defumados. Produzido e embalado por Bruno em parceria com Associação de Biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá- ABPAGI.
produto Codorna Temperada CARNE Unidade(s) SIPAF_BA_1680 A ABPAGI identificou que existe uma grande carência de difusão e adaptações de alternativas tecnológicas, adequadas à realidade socioeconômica dos agricultores familiares, sendo assim alternativa encontrada para a geração de novos empregos foi buscar a produção de defumados. Produzido e embalado por Bruno em parceria com Associação de Biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá- ABPAGI.
produto Colar Biojoias ouro verde ARTESANATO Unidade(s) SIPAF_BA_1593 Todos se adaptaram às novas tecnologias, mesmo a distância, devido à pandemia. Estamos muito felizes com os resultados alcançados até o momento e ansiosos pela possibilidade da comercialização de peças feitas em nossa região e em diversos locais do país e do planeta”. Alternativa de negócios para a juventude A parceria resultou também na diminuição da evasão de jovens da zona rural, que passaram a ter alternativas de geração de renda nas suas próprias comunidades. A jovem artesã da Abpagi, Danila de Jesus, por exemplo, conta empolgada sobre o trabalho que vem desenvolvendo: “Ver o nosso trabalho ser reconhecido dessa forma nos dá ainda mais vontade de trabalhar. Estamos com altas expectativas. É um projeto que vai trazer mais renda para a gente, além de valorizar nosso trabalho e nossa região. Nossas biojoias serão conhecidas nacional e internacionalmente. Estamos muito felizes”. O programa Arte Sustentável Michelin Ouro Verde Bahia contemplou, desde a formação das artesãs, pela designer de biojoias amazonense Maria Oiticica, até o processo de comercialização. As peças produzidas serão comercializadas pela grife em todo o país
produto Pulseira Biojoias ouro verde ARTESANATO Unidade(s) SIPAF_BA_1591 ABPAGI - ASSOCIAÇÃO DE BIOJOIAS PESCA E AGRICULTURA DE ITUBERÁ.O programa Arte Sustentável Michelin Ouro Verde Bahia contemplou, desde a formação das artesãs, pela designer de biojoias amazonense Maria Oiticica, até o processo de comercialização. As peças produzidas serão comercializadas pela grife em todo o país e em suas parcerias no exterior, neste ano de 2021. Investimentos viabilizam o empreendedorismo A Abpagi, criada em 1985, até o ano de 2015, só trabalhava na área beneficente com ações sociais. Com a chegada do Bahia Produtiva, o cenário mudou e a associação vislumbrou novas oportunidades e perspectivas de atuação. Tornou-se geradora de emprego e renda para a região, com aproximadamente 800 postos de trabalho gerados para agricultores e agricultoras. Hoje, apoia 120 cooperados e cooperadas de toda a região. O projeto foi responsável pela implantação de uma unidade de Fabricação de Artesanato de Piaçava, com foco em biojoias e similares. Foram investidos R$ 415,3 mil em máquinas e equipamentos para que as produções de fibra e do coco da piaçava, das próprias comunidades, pudessem ser beneficiadas. Investiu-se também em um veículo utilitário para escoar a produção das peças e em barracas padronizadas, para a exposição dos produtos em feiras e eventos. Também foram investidos R$ 192,2 mil no fortalecimento e promoção dos produtos, com oficinas para treinamento na fabricação de biojoias, além de embalagens.
produto RAMBUTAN TIPO 1 EM 1 KG HORTI FRUTI Quilo(s) SIPAF_BA_1672 O fruto desta árvore é dado em grupos de 10 a 20. Sua árvore é perene, e pode atingir uma altura de 10 a 25 metros. Existem 3 tipos de árvores. Aqueles que dão frutos (mulheres), aqueles que não produzem frutos (masculinos) e hermafroditas. No OS MEMBROS DA ASSOCIACAO DE BIOJOIAS PESCAS E AGRICULTURA EM ITUBERA (ABPAGI), PRODUZEM E COMERCIALIZA PARA TODO O BRASIL.
produto Guaraná da Bahia AMÊNDOAS Quilo(s) SIPAF_BA_1659 Descrição sucinta da Forma de Execução: ASSOCIACAO DE BIOJOIAS PESCA E AGRICULTURA EM ITUBERA, Fundada em 18 de Setembro de 1987 e com o CNPJ 08.936.039/0001-27, iniciou as atividades em 23/08/1988, esta organizando a produção de Guaraná dos seus associados para comercializar. Esta planta é muito utilizada para fabricação de refrigerantes, sucos e energéticos, porém também é bastante usada como remédio caseiro para falta de energia, cansaço excessivo e falta de apetite. Os municípios localizado no Sul e Baixo Sul da Bahia, regiões que possuem vários fatores climáticos que favorecem o cultivo de Guaraná. Os agricultores familiares do Território de Identidade Baixo Sul da Bahia pretendem dobrar a produção de guaraná na região, passando de uma produtividade anual de 400 para 800 quilos de guaraná por hectare, além de ampliar a capacidade para 1.500 quilos em médio e longo prazo. O guaraná é um estimulante: aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares e diminui a fadiga motora e psíquica. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guaraná
produto FRUTEIRA JUCI DE FIBRA DE PIAÇAVA ARTESANATO Unidade(s) SIPAF_BA_1589 Com a realização deste trabalho, conclui-se pela viabilidade econômica e social do artesanato, com foco em biojoias e similares, a partir do aproveitamento da fibra e coco da piaçava, no baixo Sul da Bahia, região considerada como a maior produtora mundial de piaçava, com disponibilidade humana dentro das condições requeridas. Nota-se que esse projeto entra como uma agregação de valor, um diferencial econômico na exploração da cultura da piaçava, enquanto esta habitualmente era focada apenas na exploração econômica da produção de vassouras e coberturas de instalações, potencializando o aspecto econômico nas comunidades e municípios, e também o aspecto social, direcionando o aproveitamento da mão de obra ociosa. Considerando a gestão do projeto pela ABPAGI, Associação com 33 anos de existência, com larga experiência em projetos sociais, que goza de credibilidade nas instituições dos governos Federal,Estaduais e Municipais, e que dispõe de um corpo técnico qualificado potencializa as chances de sucesso do negócio, dando maior garantia de obtenção dos resultados esperados.
produto Porta Jornal da Fibra Natural da G ARTESANATO Unidade(s) SIPAF_BA_1598 FEITO COM FIBRA DE PIAÇAVA.A Abpagi, criada em 1985, até o ano de 2015, só trabalhava na área beneficente com ações sociais. Com a chegada do Bahia Produtiva, o cenário mudou e a associação vislumbrou novas oportunidades e perspectivas de atuação. Tornou-se geradora de emprego e renda para a região, com aproximadamente 800 postos de trabalho gerados para agricultores e agricultoras. Hoje, apoia 120 cooperados e cooperadas de toda a região. O projeto foi responsável pela implantação de uma unidade de Fabricação de Artesanato de Piaçava, com foco em biojoias e similares. Foram investidos R$ 415,3 mil em máquinas e equipamentos para que as produções de fibra e do coco da piaçava, das próprias comunidades, pudessem ser beneficiadas.
produto Pente de Piaçava ARTESANATO Unidade(s) SIPAF_BA_1657 A palmeira Attalea funifera Martius, conhecida por piaçava ou piaçaba, é encontrada em solos arenosos, associados à vegetação secundária sob mata; é um nome comum a várias espécies de palmeiras, pertencentes à sub-família das cocosoídeas, que produzem uma fibra usada na confecção de vassouras. A implantação das unidades de fabricação de artesanato de piaçava, com foco em biojoias e similares, utilizando equipamentos e tecnologia simplificados, é uma alternativa viável para geração de renda e trabalho, pois utiliza mão-de-obra ociosa da própria comunidade, que vive marginalizada nas grandes e pequenas cidades. Produtora de fibra longa, resistente, rígida, lisa, de textura impermeável e de alta flexibilidade, essa palmeira se desenvolve bem em solos de baixa fertilidade e com características físicas adequadas para a exploração econômica. A necessidade de poucos recursos financeiros para o plantio, a manutenção e exploração, tornam a piaçava uma opção agrícola atraente, principalmente pelos reduzidos riscos e altos rendimentos que proporciona. (http://www.ceplac.gov.br/radar/piacava.htm Barachisio Lisbôa CasaliEngenheiro Agrônomo – Extencionista – CEPLAC/Ituberá-Ba). A unidade proposta pela a ABPAGI - Associação de Biojoias Pesca e Agricultura de Ituberá, é de concepção simples e não exige mão-de-obra especializada, pois se trata de um mini ateliê de criação e de finalização, pois com exceção da fibra e do coco da piaçava, que é produzida na própria comunidade, os demais compone
produto Borracha Natural granulado escuro brasileiro (GEB) BORRACHA Quilo(s) SIPAF_BA_1585 Borracha Natural A Árvore por trás do Pneu!A borracha natural é inseparável dos pneus. Um exemplo disso é que nossa indústria utiliza ¾ da produção mundial dessa matéria prima. Como o cultivo da seringueira é de extrema importância para nós, trabalhamos com pequenos produtores, garantindo que suas atividades se mantenham lucrativas e ambientalmente corretas. Borracha natural, o coração do pneu!O Granulado Escuro Brasileiro, passou a ser comercializado pela associação de biojoias pesca e agricultura em Ituberá, através da parceria com o Bahia produtiva que possibilitou o acesso da entidade ao mercado. Vem sendo uma alternativa de emprego e renda para mais de 150 agricultores e agricultoras familiar
produto PORTA CAQUEIRO da Fibra Natural da Piaçava ARTESANATO Unidade(s) SIPAF_BA_1588 Com a realização deste trabalho, conclui-se pela viabilidade econômica e social do artesanato, com foco em biojoias e similares, a partir do aproveitamento da fibra e coco da piaçava, no baixo Sul da Bahia, região considerada como a maior produtora mundial de piaçava, com disponibilidade humana dentro das condições requeridas. Nota-se que esse projeto entra como uma agregação de valor, um diferencial econômico na exploração da cultura da piaçava, enquanto esta habitualmente era focada apenas na exploração econômica da produção de vassouras e coberturas de instalações, potencializando o aspecto econômico nas comunidades e municípios, e também o aspecto social, direcionando o aproveitamento da mão de obra ociosa. Considerando a gestão do projeto pela ABPAGI, Associação com 33 anos de existência, com larga experiência em projetos sociais, que goza de credibilidade nas instituições dos governos Federal,Estaduais e Municipais, e que dispõe de um corpo técnico qualificado potencializa as chances de sucesso do negócio, dando maior garantia de obtenção dos resultados esperados.o Bahia Produtiva possibilitou o acesso da associação ao mercado: “Foi graças a esse apoio que estamos gerando renda, a partir de produtos que respeitam e valorizam o meio ambiente. Que conseguimos começar a desenvolver nossos produtos e que estamos equipados e preparados para ter a oportunidade de fechar parcerias com essas empresas. O Bahia Produtiva mudou a vida de toda a região do Baixo Sul.
produto Vassoura da Fibra Natural de Piaçava da Baia ARTESANATO Unidade(s) SIPAF_BA_1632 A ABPAGI (Associação de Biojóias Pesca e Agricultura em Ituberá) foi criada em 1987 com o objetivo de assistir os agricultores familiares, pescadores e artesãs locais nos processos de organização comunitária relacionadas ao beneficiamento, produção, comercialização de produtos da sociobiodiversidade local. As articulações junto a instituições públicas, como a parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, através de dois convênios firmados com o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado da Bahia – PDRS (Bahia Produtiva) garantiu o fomento à cadeia produtiva da pesca e da piaçava em 2019 e 2020. A ABPAGI, em conjunto com seus 600 associados, apoiou a comercialização de 89.000 arrobas de fibras brutas dos produtores associados em 2018, elevando para 90.000 arrobas em 2019, e reduzindo para 65.000 arrobas em 2020. Os preços praticados nestas transações comerciais correspondem a R$ 16,50 por arroba em 2018; e R$ 18,00 por arroba em 2019 e 2020.
produto CESTO FIBRA DE PIAÇAVA GG ARTESANATO Unidade(s) SIPAF_BA_1590 O segmento da moda e de acessórios sustentáveis é uma alternativa de emprego e renda para mais de 150 agricultores e agricultoras da Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (Abpagi), do Baixo Sul baiano, com sede no município de Ituberá. A associação vem investindo na produção de biojoias e conta com o apoio do Governo do Estado, com investimentos que ultrapassam R$ 1,5 milhão, por meio do projeto Bahia Produtiva. As biojoias são produzidas com matérias-primas naturais, disponíveis na região, a exemplo do coco da piaçava e sementes de seringueira, além de outras sementes extraídas da Mata Atlântica local, de forma ambientalmente sustentável. Além das biojoias, o artesanato de piaçava também é alternativa de renda na produção de artesenato. De agosto de 2020 a maio de 2021, a Abpagi faturou mais de R$ 1 milhão com a venda de biojoais. As peças são elaboradas com insumos genuinamente brasileiros, valorizando sua iconografia e os elementos culturais e a ancestralidade de povos e comunidades tradicionais. A partir daí, brincos, colares e pulseiras são produzidos por agricultoras familiares baianas, para acessarem os mercados e ganharem o mundo. A iniciativa conta com a parceria da Michelin, uma das principais fabricantes de pneus do mundo, por meio do programa Arte Sustentável Michelin Ouro Verde Bahia.
produto Colar Biojoias do coco da piaçava ARTESANATO Unidade(s) SIPAF_BA_1596 . A mão-obra prevista no projeto é de 30 artesãs fixas, com remuneração de um salário mínimo, conforme a legislação trabalhista em vigor. Para o suporte na comercialização, está prevista a contratação de um gerente de vendas, com remuneração correspondente a dois salários mínimos; 2. Está previsto nos custos de produção, a aquisição da matéria-prima necessária para a fabricação das peças de artesanatos, inclusive a fibra e o coco da piaçava; 3. A manutenção do ateliê será de responsabilidade da ABPAGI –Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá. Projeto Bahia Produtiva.
produto Vassoura da Fibra Natural de Piaçava ARTESANATO Unidade(s) SIPAF_BA_1631 A ABPAGI (Associação de Biojóias Pesca e Agricultura em Ituberá) foi criada em 1987 com o objetivo de assistir os agricultores familiares, pescadores e artesãs locais nos processos de organização comunitária relacionadas ao beneficiamento, produção, comercialização de produtos da sociobiodiversidade local. As articulações junto a instituições públicas, como a parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, através de dois convênios firmados com o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado da Bahia – PDRS (Bahia Produtiva) garantiu o fomento à cadeia produtiva da pesca e da piaçava em 2019 e 2020. A ABPAGI, em conjunto com seus 600 associados, apoiou a comercialização de 89.000 arrobas de fibras brutas dos produtores associados em 2018, elevando para 90.000 arrobas em 2019, e reduzindo para 65.000 arrobas em 2020. Os preços praticados nestas transações comerciais correspondem a R$ 16,50 por arroba em 2018; e R$ 18,00 por arroba em 2019 e 2020.
produto Fibra Beneficiada de Piaçava ARTESANATO Quilo(s) SIPAF_BA_1594 Produtora de fibra longa, resistente, rígida, lisa, de textura impermeável e de alta flexibilidade, essa palmeira se desenvolve bem em solos de baixa fertilidade e com características físicas adequadas para a exploração econômica. A necessidade de poucos recursos financeiros para o plantio, a manutenção e exploração, tornam a piaçava uma opção agrícola atraente, principalmente pelos reduzidos riscos e altos rendimentos que proporciona.o Bahia Produtiva possibilitou o acesso da associação ao mercado: “Foi graças a esse apoio que estamos gerando renda, a partir de produtos que respeitam e valorizam o meio ambiente. Que conseguimos começar a desenvolver nossos produtos e que estamos equipados e preparados para ter a oportunidade de fechar parcerias com essas empresas. O Bahia Produtiva mudou a vida de toda a região.
produto coco da piaçava ARTESANATO Unidade(s) SIPAF_BA_1595 O projeto foi responsável pela implantação de uma unidade de Fabricação de Artesanato de Piaçava, com foco em biojoias e similares. Foram investidos R$ 415,3 mil em máquinas e equipamentos para que as produções de fibra e do coco da piaçava, das próprias comunidades, pudessem ser beneficiadas. Investiu-se também em um veículo utilitário para escoar a produção das peças e em barracas padronizadas, para a exposição dos produtos em feiras e eventos. Também foram investidos R$ 192,2 mil no fortalecimento e promoção dos produtos, com oficinas para treinamento na fabricação de biojoias, além de embalagens. Bahia Produtiva possibilitou o acesso da associação ao mercado: “Foi graças a esse apoio que estamos gerando renda, a partir de produtos que respeitam e valorizam o meio ambiente. Que começar a desenvolver nossos produtos e que estamos equipados e preparados para ter a oportunidade de fechar parcerias com essas empresas. O Bahia Produtiva mudou a vida de toda a região. matéria-prima necessária para a fabricação das peças de artesanatos, inclusive a fibra e o coco da piaçava.
produto Fibra Bruta piaçava ARTESANATO Quilo(s) SIPAF_BA_1597 A palmeira Attalea funifera Martius, conhecida por piaçava ou piaçaba, é encontrada em solos arenosos, associados à vegetação secundária sob mata; nome comum a várias espécies de palmeiras, pertencentes à sub-família das cocosoídeas, que produzem uma fibra usada na confecção de vassouras. A implantação das unidades de fabricação de artesanato de piaçava, com foco em biojóias e similares, utilizando equipamentos e tecnologia simplificados, é uma alternativa viável para geração de renda e trabalho, utilizando mão de obra ociosa da própria comunidade, que vive marginalizada nas grandes e pequenas cidades. Produtora de fibra longa, resistente, rígida, lisa, de textura impermeável e de alta flexibilidade, essa palmeira se desenvolve bem em solos de baixa fertilidade e com características físicas adequadas para a exploração econômica. A necessidade de poucos recursos financeiros para o plantio, a manutenção e exploração, tornam a piaçava uma opção agrícola atraente, principalmente pelos reduzidos riscos e altos rendimentos que proporciona. Projeto Bahia Produtiva.
produto cacau AMÊNDOAS Quilo(s) SIPAF_BA_1656 o Mais Ater, junto ao consórcio, explica que a prestação do serviço de Ater segue um cronograma de atividades com os agricultores e, em paralelo, estão sendo realizados, mensalmente, módulos de treinamento voltados para a cultura do cacau com os técnicos: “O treinamento é importante por capacitar esses técnicos, para levarem aos agricultores o que tem de melhor em tecnologia e metodologia, para atuação na cacauicultura e também pela busca de nivelamento dos conhecimentos e das ações, dentro dos municípios do Baixo Sul”. A atuação e os treinamentos dos técnicos é dividida nos eixos BR 101, que abrange os municípios de Tancredo Neves, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Gandu, Piraí do Norte e Ibirapitanga, e eixo BA 001, com os municípios de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá, Valença e Aratuípe. O projeto Cacau + visa o aumento da produção e produtividade. Atualmente, a média de produção é entre 15 a 18 arrobas por hectare. O objetivo é alcançar, nos três anos de execução do projeto, 80 arrobas por hectare, o que irá garantir um incremento de renda para as famílias atendidas. No total estão sendo atendidas 2.400 famílias do Baixo Sul. O Governo do Estado, por meio da SDR, vem adotando, desde 2020, uma modalidade de Ater via contrato com consórcios públicos, para ampliar esse serviço essencial, para o desenvolvimento da lavoura cacaueira, envolvendo os municípios que tem, na sua base econômica, a produção do cacau como atividade protagonista.