SDR






COOPERATIVA DE BIOJOIAS PESCA E AGRICULTURA EM ITUBERA COOBPAGI

Terrítorio BAIXO SUL
Munícipio ITUBERÁ
Responsável Domingos Conceição dos Santos
E-mail abpagicompras@gmail.com
Telefone (73) 9813-15188

Produtos

- Produto Tipo Unidade de medida Historia
produto Frango INTEIRO Defumado CARNE Unidade(s) SIPAF_BA_1876 A ABPAGI que é uma afiliada da COOABPAGI identificou que existe uma grande carência de difusão e adaptações de alternativas tecnológicas, adequadas à realidade socioeconômica dos agricultores familiares, sendo assim alternativa encontrada para a geração de novos empregos foi buscar a produção de defumados. Produzido e embalado por Bruno em parceria com Associação de Biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá- ABPAGI.
produto Coxa e Sobrecoxa Defumada CARNE Quilo(s) SIPAF_BA_1892 A ABPAGI que é uma afiliada da COOABPAGI identificou que existe uma grande carência de difusão e adaptações de alternativas tecnológicas, adequadas à realidade socioeconômica dos agricultores familiares, sendo assim alternativa encontrada para a geração de novos empregos foi buscar a produção de defumados. Produzido e embalado por Bruno em parceria com Associação de Biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá- ABPAGI.
produto Frango Desossado Defumado CARNE Unidade(s) SIPAF_BA_1875 A ABPAGI identificou que existe uma grande carência de difusão e adaptações de alternativas tecnológicas, adequadas à realidade socioeconômica dos agricultores familiares, sendo assim alternativa encontrada para a geração de novos empregos foi buscar a produção de defumados. Produzido e embalado por Bruno em parceria com Associação de Biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá- ABPAGI.
produto Vassoura da Fibra Natural de Piaçava ARTESANATO Unidade(s) SIPAF_BA_1879 A COOABPAGI e a A ABPAGI (Associação de Biojóias Pesca e Agricultura em Ituberá) foi criada em 1987 com o objetivo de assistir os agricultores familiares, pescadores e artesãs locais nos processos de organização comunitária relacionadas ao beneficiamento, produção, comercialização de produtos da sociobiodiversidade local. As articulações junto a instituições públicas, como a parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, através de dois convênios firmados com o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado da Bahia – PDRS (Bahia Produtiva) garantiu o fomento à cadeia produtiva da pesca e da piaçava em 2019 e 2020. A ABPAGI, em conjunto com seus 600 associados, apoiou a comercialização de 89.000 arrobas de fibras brutas dos produtores associados em 2018, elevando para 90.000 arrobas em 2019, e reduzindo para 65.000 arrobas em 2020. Os preços praticados nestas transações comerciais correspondem a R$ 16,50 por arroba em 2018; e R$ 18,00 por arroba em 2019 e 2020.
produto Pente de Piaçava 2 mt AMÊNDOAS Unidade(s) SIPAF_BA_1882 A palmeira Attalea funifera Martius, conhecida por piaçava ou piaçaba, é encontrada em solos arenosos, associados à vegetação secundária sob mata; é um nome comum a várias espécies de palmeiras, pertencentes à sub-família das cocosoídeas, que produzem uma fibra usada na confecção de vassouras. A implantação das unidades de fabricação de artesanato de piaçava, com foco em biojoias e similares, utilizando equipamentos e tecnologia simplificados, é uma alternativa viável para geração de renda e trabalho, pois utiliza mão-de-obra ociosa da própria comunidade, que vive marginalizada nas grandes e pequenas cidades. Produtora de fibra longa, resistente, rígida, lisa, de textura impermeável e de alta flexibilidade, essa palmeira se desenvolve bem em solos de baixa fertilidade e com características físicas adequadas para a exploração econômica. A necessidade de poucos recursos financeiros para o plantio, a manutenção e exploração, tornam a piaçava uma opção agrícola atraente, principalmente pelos reduzidos riscos e altos rendimentos que proporciona. (http://www.ceplac.gov.br/radar/piacava.htm Barachisio Lisbôa CasaliEngenheiro Agrônomo – Extencionista – CEPLAC/Ituberá-Ba). A unidade proposta pela a ABPAGI - Associação de Biojoias Pesca e Agricultura de Ituberá, é de concepção simples e não exige mão-de-obra especializada, pois se trata de um mini ateliê de criação e de finalização, pois com exceção da fibra e do coco da piaçava, que é produzida na própria
produto CAMARÃO DESCASCADO CONGELADO EM SACO PLÁSTICO 1 KG PESCADO Quilo(s) SIPAF_BA_1888 ADQUIRIDO DE CARCINICULTORES PESCADORES E MARISQUEIRAS BENEFICIARIOS DO BAHIA PRODUTIVA, MEMBROS DA ASSOCIACAO DE BIOJOIAS PESCAS E AGRICULTURA EM ITUBERA (ABPAGI) e Comercializado pela a COOABPAGI.
produto CAMARÃO DESCASCADO CONGELADO EM SACO PLÁSTICO 1 KG PESCADO Quilo(s) SIPAF_BA_1889 ADQUIRIDO DE CARCINICULTORES PESCADORES E MARISQUEIRAS BENEFICIARIOS DO BAHIA PRODUTIVA, MEMBROS DA ASSOCIACAO DE BIOJOIAS PESCAS E AGRICULTURA EM ITUBERA (ABPAGI)
produto RAMBUTAN TIPO 1 EM 1 KG HORTI FRUTI Quilo(s) SIPAF_BA_1880 A COOABPAGI e a O fruto desta árvore é dado em grupos de 10 a 20. Sua árvore é perene, e pode atingir uma altura de 10 a 25 metros. Existem 3 tipos de árvores. Aqueles que dão frutos (mulheres), aqueles que não produzem frutos (masculinos) e hermafroditas. No OS MEMBROS DA ASSOCIACAO DE BIOJOIAS PESCAS E AGRICULTURA EM ITUBERA (ABPAGI), PRODUZEM E COMERCIALIZA PARA TODO O BRASIL.
produto Tainha Defumada PESCADO Quilo(s) SIPAF_BA_1887 A defumação é um processo indicado para o pescado gordo, pois as gotículas de gordura ajudam na retenção dos componentes aromáticos da fumaça, que exercem uma função não só de conferir odor e sabor agradáveis ao produto, mas também, de estender a sua vida de prateleira.
produto CAMARÃO COM CASCA CONGELADO EM SACO PLÁSTICO 1 KG PESCADO Quilo(s) SIPAF_BA_1897 A cooperativa de Biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá localizada no baixo sul da Bahia vem trabalhando a comercialização do camarão aonde os associados que estão no Projeto Bahia Produtiva dessa cooperativa detém uma grande quantidade deste produto,.ubtraído o camarão à água, há que lhe dar um “choque térmico”. Para isso, mergulha-se o camarão em água com gelo e um punhado de sal. Cinco minutos é quanto basta.
produto pimenta do reino SEMENTES Quilo(s) SIPAF_BA_1873 a produção de pimenta do reinodos seus associados para comercializar. A pimenta do reino em grãos moída na hora, é perfeito para resolver o sabor da sua alimentação em minutos ou até mesmo na prevenção e no tratamento de doenças, além de ser muito mais fácil de usar do que a pimenta dedo de moça e outras. a pimenta do reino pode ser usada em praticamente qualquer prato salgado, mas também em pratos doces e frutas!
produto PIMENTA JAMAICA SEMENTES Quilo(s) SIPAF_BA_1900 A pimenta-da-jamaica era originalmente usada pelos índios americanos para conservar carnes e peixes. O termo bucaneiro provém das carnes curadas com pimenta-da-jamaica dos índios Arawak, chamado boucan, adotada pelo piratas que utilizavam a ilha da Jamaica como uma base para invadir navios.
produto BORRACHA NATURAL BORRACHA Quilo(s) SIPAF_BA_1867 A Borracha Natural é um produto oriundo da Agricultura Familiar do Baixo Sul da Bahia ,que vem transformando a vida de milhares de famílias. a COOABPAGI comercializa com a Plantações Michelin , Empresa Fabricante de Pneus uma multinacional. Os produtores da COOABPAGI tem sua produção em todo o Território Baixo Sul. Um pneu convencional de carro contém 18Þborracha natural, cerca de 1.35 kg por pneu. Esse número aumenta para 40%, cerca de 22.5 Kg, de borracha natural, em pneus para caminhões. E para o pneu de engenharia civil MICHELIN GC5, o maior pneu disponível no mercado, é necessário cerca de uma tonelada de borracha natural.
produto Meio Frango Defumado CARNE Quilo(s) SIPAF_BA_1890 A ABPAGI que é uma afiliada da COOABPAGI identificou que existe uma grande carência de difusão e adaptações de alternativas tecnológicas, adequadas à realidade socioeconômica dos agricultores familiares, sendo assim alternativa encontrada para a geração de novos empregos foi buscar a produção de defumados. Produzido e embalado por Bruno em parceria com Associação de Biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá- ABPAGI.
produto GRANULADO ESCURO BRASILEIRO (GEB) BORRACHA Quilo(s) SIPAF_BA_1869 O GRANULADO ESCURO BRASILEIRO (GEB), E UM PRODUTO ORIUNDO DA AGRICULTURA QUE VEM TRANSFORMANDO A VIDA DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO BAIXO SUL DA BAHIA TRAZENDO SUSTENTABILIDADE , AGREGANDO VALOR AO PRODUTO E AUMENTANDO A RENDA DO PRODUTOR. A borracha natural é inseparável dos pneus. Um exemplo disso é que nossa indústria utiliza ¾ da produção mundial dessa matéria prima. Como o cultivo da seringueira é de extrema importância para nós, trabalhamos com pequenos produtores, garantindo que suas atividades se mantenham lucrativas e ambientalmente corretas.
produto Peito De Frango Defumado CARNE Quilo(s) SIPAF_BA_1894 A ABPAGI que é uma afiliada da COOABPAGI identificou que existe uma grande carência de difusão e adaptações de alternativas tecnológicas, adequadas à realidade socioeconômica dos agricultores familiares, sendo assim alternativa encontrada para a geração de novos empregos foi buscar a produção de defumados. Produzido e embalado por Bruno em parceria com Associação de Biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá- ABPAGI.
produto CODORNA TENPERADA CARNE Unidade(s) SIPAF_BA_1877 A COOABAPGI identificou que existe uma grande carência de difusão e adaptações de alternativas tecnológicas, adequadas à realidade socioeconômica dos agricultores familiares, sendo assim alternativa encontrada para a geração de novos empregos foi buscar a produção de defumados. Produzido e embalado por Bruno em parceria com Associação de Biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá- ABPAGI.
produto cupuaçu - Processado AMÊNDOAS Quilo(s) SIPAF_BA_1895 A cooperativa de biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá localizada no baixo sul da Bahia vem trabalhando a comercialização do cupuaçu aonde os associados dessa cooperativa detém uma grande quantidade deste produto ,cupuaçu é um fruto típico da Amazônia brasileira. ... A fruta apresenta uma forma esférica, mede até 25 cm de comprimento e pode pesar mais de 1 Kg. Com um perfume forte e doce, o cupuaçu possui uma casca dura e lisa de coloração castanho-escura que reveste uma polpa branca e ácida, além de muitas sementes.
produto cacau AMÊNDOAS Quilo(s) SIPAF_BA_1870 o Mais Ater, junto ao consórcio, explica que a prestação do serviço de Ater segue um cronograma de atividades com os agricultores e, em paralelo, estão sendo realizados, mensalmente, módulos de treinamento voltados para a cultura do cacau com os técnicos: “O treinamento é importante por capacitar esses técnicos, para levarem aos agricultores o que tem de melhor em tecnologia e metodologia, para atuação na cacauicultura e também pela busca de nivelamento dos conhecimentos e das ações, dentro dos municípios do Baixo Sul”. A atuação e os treinamentos dos técnicos é dividida nos eixos BR 101, que abrange os municípios de Tancredo Neves, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Gandu, Piraí do Norte e Ibirapitanga, e eixo BA 001, com os municípios de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá, Valença e Aratuípe. O projeto Cacau + visa o aumento da produção e produtividade. Atualmente, a média de produção é entre 15 a 18 arrobas por hectare. O objetivo é alcançar, nos três anos de execução do projeto, 80 arrobas por hectare, o que irá garantir um incremento de renda para as famílias atendidas. No total estão sendo atendidas 2.400 famílias do Baixo Sul. O Governo do Estado, por meio da SDR, vem adotando, desde 2020, uma modalidade de Ater via contrato com consórcios públicos, para ampliar esse serviço essencial, para o desenvolvimento da lavoura cacaueira, envolvendo os municípios que tem, na sua base econômica, a produção do cacau como atividade protagonista.
produto cupuaçu o Fruto AMÊNDOAS Quilo(s) SIPAF_BA_1898 A cooperativa de biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá localizada no baixo sul da Bahia vem trabalhando a comercialização do cupuaçu aonde os associados dessa cooperativa detém uma grande quantidade deste produto. Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia (Theobroma grandiflorum, família Malvaceae), parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu, é uma fruta típica da região norte brasileira, muito encontrada nos estados do Amapá, Pará e Amazonas.
produto cupuaçu Semi - Processado AMÊNDOAS Quilo(s) SIPAF_BA_1896 A cooperativa de biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá localizada no baixo sul da Bahia vem trabalhando a comercialização do cupuaçu aonde os associados dessa cooperativa detém uma grande quantidade deste produto cupuaçu é um fruto típico da Amazônia brasileira. ... A fruta apresenta uma forma esférica, mede até 25 cm de comprimento e pode pesar mais de 1 Kg. Com um perfume forte e doce, o cupuaçu possui uma casca dura e lisa de coloração castanho-escura que reveste uma polpa branca e ácida, além de muitas sementes.
produto Frango Tratado CARNE Unidade(s) SIPAF_BA_1893 A ABPAGI que é uma afiliada da COOABPAGI identificou que existe uma grande carência de difusão e adaptações de alternativas tecnológicas, adequadas à realidade socioeconômica dos agricultores familiares, sendo assim alternativa encontrada para a geração de novos empregos foi buscar a produção de defumados. Produzido e embalado por Bruno em parceria com Associação de Biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá- ABPAGI.
produto Rocambole de Frango Defumado CARNE Quilo(s) SIPAF_BA_1878 A COOABPAGI identificou que existe uma grande carência de difusão e adaptações de alternativas tecnológicas, adequadas à realidade socioeconômica dos agricultores familiares, sendo assim alternativa encontrada para a geração de novos empregos foi buscar a produção de defumados. Produzido e embalado por Bruno em parceria com Associação de Biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá- ABPAGI.
produto cravo SEMENTES Quilo(s) SIPAF_BA_1871 COOPERATIVA DE BIOJÓIAS PESCA E AGRICULTURA EM ITUBERÁ (COOBPAGI)esta organizando a produção de cravo dos seus associado para comercializar. “O cravo-da-índia não tem colesterol e ainda é rico em muitas vitaminas, como vitaminas A, C, E e K. Além disso, é boa fonte de vários minerais, como sódio, potássio, cálcio, zinco, ferro, cobre, magnésio e manganês”, diz a nutricionista.6 de nov. de 2015 A Indonésia é responsável pelo consumo de mais de 50Ú produção mundial, seguido por Madagascar e Brasil. O cravo-da-índia para o mercado nacional e internacional, de acordo com os padrões de qualidade e quantidade desejados pelos clientes, tudo de acordo com a legislação que norteia esta especiaria. O Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável - PTDS que se apresenta, pretende rever o que ficou estabelecido pelo Colegiado do Território Baixo Sul na primeira versão do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) em 2007. Reafirmando a importância desta ferramenta para construção coletiva do Desenvolvimento Sustentável da região, devendo ser entendido como . Referência, para o planejamento de ações e investimentos que busquem o desenvolvimento sustentável na região, tanto pelo poder público nos diferentes níveis, como para as diversas organizações e entidades que tenham ou venham a ter ações no Território Baixo Sul da Bahia.
produto CUPUACU AMÊNDOAS Quilo(s) SIPAF_BA_1899 A cooperativa de biojoias Pesca e Agricultura em Ituberá localizada no baixo sul da Bahia vem trabalhando a comercialização do cupuaçu aonde os associados dessa cooperativa detém uma grande quantidade deste produto. Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia (Theobroma grandiflorum, família Malvaceae), parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu, é uma fruta típica da região norte brasileira, muito encontrada nos estados do Amapá, Pará e Amazonas.
produto coco de Piaçava 1000 SEMENTES Unidade(s) SIPAF_BA_1885 A palmeira Attalea funifera Martius, conhecida por piaçava ou piaçaba, é encontrada em solos arenosos, associados à vegetação secundária sob mata; é um nome comum a várias espécies de palmeiras, pertencentes à sub-família das cocosoídeas, que produzem uma fibra usada na confecção de vassouras. A implantação das unidades de fabricação de artesanato de piaçava, com foco em biojoias e similares, utilizando equipamentos e tecnologia simplificados, é uma alternativa viável para geração de renda e trabalho, pois utiliza mão-de-obra ociosa da própria comunidade, que vive marginalizada nas grandes e pequenas cidades. Produtora de fibra longa, resistente, rígida, lisa, de textura impermeável e de alta flexibilidade, essa palmeira se desenvolve bem em solos de baixa fertilidade e com características físicas adequadas para a exploração econômica. A necessidade de poucos recursos financeiros para o plantio, a manutenção e exploração, tornam a piaçava uma opção agrícola atraente, principalmente pelos reduzidos riscos e altos rendimentos que proporciona. (http://www.ceplac.gov.br/radar/piacava.htm Barachisio Lisbôa CasaliEngenheiro Agrônomo – Extencionista – CEPLAC/Ituberá-Ba). A unidade proposta pela a ABPAGI - Associação de Biojoias Pesca e Agricultura de Ituberá, é de concepção simples e não exige mão-de-obra especializada, pois se trata de um mini ateliê de criação e de finalização, pois com exceção da fibra e do coco da piaçava, que é produzida na própria comunidade, os demais compone
produto Fibra Natural da Piaçava 42 cmt. ARTESANATO Quilo(s) SIPAF_BA_1883 A palmeira Attalea funifera Martius, conhecida por piaçava ou piaçaba, é encontrada em solos arenosos, associados à vegetação secundária sob mata; nome comum a várias espécies de palmeiras, pertencentes à sub-família das cocosoídeas, que produzem uma fibra usada na confecção de vassouras. A implantação das unidades de fabricação de artesanato de piaçava, com foco em biojóias e similares, utilizando equipamentos e tecnologia simplificados, é uma alternativa viável para geração de renda e trabalho, utilizando mão de obra ociosa da própria comunidade, que vive marginalizada nas grandes e pequenas cidades.
produto Borracha Natural granulado escuro brasileiro (GEB) BORRACHA Quilo(s) SIPAF_BA_1868 Borracha Natural A Árvore por trás do Pneu!A borracha natural é inseparável dos pneus. Um exemplo disso é que nossa indústria utiliza ¾ da produção mundial dessa matéria prima. Como o cultivo da seringueira é de extrema importância para nós, trabalhamos com pequenos produtores, garantindo que suas atividades se mantenham lucrativas e ambientalmente corretas. Borracha natural, o coração do pneu!O Granulado Escuro Brasileiro, passou a ser comercializado pela associação de biojoias pesca e agricultura em Ituberá, através da parceria com o Bahia produtiva que possibilitou o acesso da entidade ao mercado. Vem sendo uma alternativa de emprego e renda para mais de 150 agricultores e agricultoras familiar
produto Guaraná Fruto da Bahia AMÊNDOAS Quilo(s) SIPAF_BA_1872 A COOABPAGI , iniciou as atividades , esta organizando a produção de Guaraná dos seus associados para comercializar. Esta planta é muito utilizada para fabricação de refrigerantes, sucos e energéticos, porém também é bastante usada como remédio caseiro para falta de energia, cansaço excessivo e falta de apetite. Os municípios localizado no Sul e Baixo Sul da Bahia, regiões que possuem vários fatores climáticos que favorecem o cultivo de Guaraná. Os agricultores familiares do Território de Identidade Baixo Sul da Bahia pretendem dobrar a produção de guaraná na região, passando de uma produtividade anual de 400 para 800 quilos de guaraná por hectare, além de ampliar a capacidade para 1.500 quilos em médio e longo prazo. O guaraná é um estimulante: aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares e diminui a fadiga motora e psíquica. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guaraná
produto Vassoura da Fibra Natural de Piaçava da Bahia ARTESANATO Unidade(s) SIPAF_BA_1881 A COOABPAGI juntamente A ABPAGI (Associação de Biojóias Pesca e Agricultura em Ituberá) foi criada em 1987 com o objetivo de assistir os agricultores familiares, pescadores e artesãs locais nos processos de organização comunitária relacionadas ao beneficiamento, produção, comercialização de produtos da sociobiodiversidade local. As articulações junto a instituições públicas, como a parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, através de dois convênios firmados com o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado da Bahia – PDRS (Bahia Produtiva) garantiu o fomento à cadeia produtiva da pesca e da piaçava em 2019 e 2020. A ABPAGI, em conjunto com seus 600 associados, apoiou a comercialização de 89.000 arrobas de fibras brutas dos produtores associados em 2018, elevando para 90.000 arrobas em 2019, e reduzindo para 65.000 arrobas em 2020. Os preços praticados nestas transações comerciais correspondem a R$ 16,50 por arroba em 2018; e R$ 18,00 por arroba em 2019 e 2020.
produto Guraná SEMENTES Quilo(s) SIPAF_BA_1874 Guaraná em grão, é a semente do guaraná torrado, poder utilizada na fabricação de pós, extratos, xaropes, cápsulas, medicamentos e bebidas.A COOABPAGI esta organizando a produção de Guaraná dos seus associados para comercializar. Esta planta é muito utilizada para fabricação de refrigerantes, sucos e energéticos, porém também é bastante usada como remédio caseiro para falta de energia, cansaço excessivo e falta de apetite. Os municípios localizado no Sul e Baixo Sul da Bahia, regiões que possuem vários fatores climáticos que favorecem o cultivo de Guaraná. Os agricultores familiares do Território de Identidade Baixo Sul da Bahia pretendem dobrar a produção de guaraná na região, passando de uma produtividade anual de 400 para 800 quilos de guaraná por hectare, além de ampliar a capacidade para 1.500 quilos em médio e longo prazo. O guaraná é um estimulante: aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares e diminui a fadiga motora e psíquica. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guaraná
produto Fibra Beneficiada de Piaçava ARTESANATO Quilo(s) SIPAF_BA_1884 Produtora de fibra longa, resistente, rígida, lisa, de textura impermeável e de alta flexibilidade, essa palmeira se desenvolve bem em solos de baixa fertilidade e com características físicas adequadas para a exploração econômica. A necessidade de poucos recursos financeiros para o plantio, a manutenção e exploração, tornam a piaçava uma opção agrícola atraente, principalmente pelos reduzidos riscos e altos rendimentos que proporciona.o Bahia Produtiva possibilitou o acesso da associação ao mercado: “Foi graças a esse apoio que estamos gerando renda, a partir de produtos que respeitam e valorizam o meio ambiente. Que conseguimos começar a desenvolver nossos produtos e que estamos equipados e preparados para ter a oportunidade de fechar parcerias com essas empresas. O Bahia Produtiva mudou a vida de toda a região.