SDR






Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Pau Branco

Terrítorio VELHO CHICO
Munícipio RIACHO DE SANTANA
Responsável Antônio Carlos de Oliveira
E-mail associacaopaubranco@yahoo.com.br
Telefone (77) 9849-5935

Produtos

- Produto Tipo Unidade de medida Historia
produto Bolo de Milho PÃES, BOLOS E DERIVADOS Quilo(s) SIPAF_BA_2661 O bolo de milho foi um dos alimentos que também esteve presente nesses tempos antigos, de acordo com pesquisas, ele era um doce que estava ligado diretamente com a cultura dos índios tupis guaranis. Na tribo, ele era conhecido como Mbojape, e normalmente era feito quando ocorria algum evento importante, como por exemplo o batismo de uma criança. Portanto, algumas especificações e doces já eram consumidas por índios e pela população da época.
produto Bolo de Mandioca PÃES, BOLOS E DERIVADOS Quilo(s) SIPAF_BA_2659 O bolo de mandioca é uma iguaria da culinária brasileira. A receita tem origem indígena e está relacionada ao cultivo da mandioca na bacia tropical do Rio Amazonas.
produto Doce de Umbu 1kg DOCES Quilo(s) SIPAF_BA_2664 O Doce de Umbu, produzido com os frutos do umbuzeiro da caatinga são produzidas pelos pequenos produtores rurais de Pau Branco, objetivando a melhoria de renda para os associados e a produção de alimentos saudáveis para a sociedade.
produto Geleia de Umbu 250g GELEIA Mililitro(s) SIPAF_BA_2665 A geleia de Umbu, produzida com os frutos do umbuzeiro da caatinga são produzidas pelos pequenos produtores rurais de Pau Branco, objetivando a melhoria de renda para os associados e a produção de alimentos saudáveis para a sociedade.
produto Sequilho 500g BISCOITO Grama(s) SIPAF_BA_2660 Sequilho é um alimento de origem portuguesa. No Brasil do século XVII, houve um momento em que acabaram todos os mantimentos. Os portugueses então se reinventaram, e aprenderam com os índios a substituir o trigo por derivados de mandioca, como o polvilho, dando origem a sequilhos de textura leve e crocante.
produto Chimango 50g BISCOITO Grama(s) SIPAF_BA_2658 O Chimango é feito da fécula da mandioca, ou seja, do polvilho. Segundo historiadores que trabalham com as tradições brasileiras, o biscoito teria chegado ao Brasil junto da família real portuguesa, em meados de 1808, dada a ameaça à monarquia por Napoleão Bonaparte. O local de desembarque teria sido a Bahia, fato que certamente enriqueceu a gastronomia do Estado.
produto Brevidade de Rapadura 100g BISCOITO Grama(s) SIPAF_BA_2662 Receita do século XIX, um bolinho de polvilho, feito em forminhas, cuja receita, surgiu por volta de 1875. Saiu das senzalas mineiras para nossa mesa. Uma das mais antigas e tradicionais receitas mineiras. A própria brevidade foi adaptada, já que na receita original, usava-se polvilho de araruta, uma planta cuja raiz era feito o polvilho. Com a popularização da mandioca e plantio em grande escala, quase não se vê mais araruta. Usa-se agora o polvilho de mandioca. E o que já era bom ainda ficou melhor, a associação dos pequenos produtores rurais de Pau Branco, substitui o açúcar pela rapadura.
produto Brevidade de Açucar 100g BISCOITO Grama(s) SIPAF_BA_2663 Receita do século XIX, um bolinho de polvilho, feito em forminhas, cuja receita, surgiu por volta de 1875. Saiu das senzalas mineiras para nossa mesa. Uma das mais antigas e tradicionais receitas mineiras. A própria brevidade foi adaptada, já que na receita original, usava-se polvilho de araruta, uma planta cuja raiz era feito o polvilho. Com a popularização da mandioca e plantio em grande escala, quase não se vê mais araruta. Usa-se agora o polvilho de mandioca.
produto Chiringa 100g BISCOITO Grama(s) SIPAF_BA_2657 Conhecido pelo termo genérico como biscoito de polvilho, como também biscoito de vento, peta, voador e na região é conhecido como CHIRINGA é um tipo de "biscoito" típico da culinária brasileira.
produto Polvilho 1kg FARINHA Quilo(s) SIPAF_BA_2666 A história do polvilho tem início na plantação e extração da mandioca, o mais brasileiro dos alimentos. A raiz já era cultivada pelos índios antes dos primeiros portugueses chegarem, em 1500. Para fazer o polvilho, a mandioca é amassada até virar uma goma à base de amido, que é desidratada até virar o pó branco. Todo esse processo é realizado pelos pequenos produtores rurais de Pau Branco.