COOPERATIVA AGRÍCOLA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SUL DA BAHIA - COOPADESBA - SDR







COOPERATIVA AGRÍCOLA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SUL DA BAHIA - COOPADESBA

Informações do Empreendimento
Terrítorio BAIXO SUL
Município GANDU
Responsável Vanilton Bitencourt Santo
E-mail vanilton@coopadesba.com.br
Telefone (73) 9999-92560

Produtos Cadastrados

Ação Produto Tipo Unidade de Medida História
Visualizar Feijão Carioquinha CEREAIS Quilo(s) SIPAF_BA_1958 Feijão carioca é uma variedade do feijão comum. Diferentemente da crença popular, o nome não tem relação com o estado do Rio de Janeiro, mas com uma raça de porcos de semelhante coloração. Em Portugal é comumente chamado de feijão catarino.
Visualizar Polpa de Cupuaçu BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1940 Originária da floresta amazônica é encontrada principalmente no estado do no Pará. Apresenta-se como fruta de casca marrom com polpa amarelo claro de sabor levemente ácido e com semente.

A polpa é utilizada em geléias, sucos, sorvetes, recheios de bombom, licores e da semente processada obtêm-se a manteiga de cupuaçu usada na fabricação de chocolate.
Visualizar Polpa de Graviola BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1944 Originária da América Central. Segundo historiadores, a fruta foi introduzida pelos portugueses e sua cultura ocorre principalmente no Nordeste. Através da mudança da cor da casca de verde brilhante para verde opaco, é que percebemos seu ponto de colheita.

É utilizada para fabricação de sucos, geléias, cremes, sorvetes e outros. Na área nutricional, apresenta um teor moderado de vitamina C e um alto teor de tanino.
Visualizar Farinha Branca FARINHA Quilo(s) SIPAF_BA_1959 A farinha é um pó desidratado rico em amido, utilizado na alimentação, produto obtido geralmente de cereais moídos, como trigo ou de outras partes vegetais ricas em amido, como a raiz da mandioca. Denomina-se "integral" se, em sua elaboração, o grão inteiro for moído: a parte interna, as cascas e o gérmen.
Visualizar Polpa de Açaí BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1927 O açaizeiro é uma palmeira típica da região Norte do Brasil. O fruto é um tanto quanto parecido com a jabuticaba, por ser um fruto arredondado e de casca escura, embora o açaí apresente um tamanho menor. Hoje, o açaí é muito consumido em todas as regiões do país, por ser um fruto muito energético e nutritivo.

Sua polpa é consumida pura ou misturada com frutas e cereais na forma de sorvetes, sucos, tigelas, etc. Na área nutricional, o fruto apresenta altos teores de carboidratos e gorduras, e alta concentração de ferro e cálcio, fato que o torna semelhante ao leite. Por isso, em alguns lugares da região Norte, o leite é substituído pela polpa do açaí na alimentação diária das crianças. É uma fruta rica em minerais: Cálcio, Fósforo e Ferro que combate a anemia. Tambem é rica em autocianina, substância antioxidante que ajuda a combater os radicais livres.
Visualizar Polpa de Pitanga BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1996 Originária do Brasil, a pitangueira foi levada para alguns países, e hoje é cultivada na América Central, Antilhas, China, Tunísia, Flórida , Califórnia e Hawai.

É conhecida como cereja brasileira, não só pela delicadeza da fruta como pela beleza da árvore e das flores. O uso da pitanga está nos sorvetes, polpas, doces e licores. Na área nutricional, a pitanga é fonte de vitamina C e A.
Visualizar Polpa de Cajá BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1938 É uma fruta regional cultivada no Norte e Nordeste brasileiro. O cajá é uma fruta de casca lisa e fina, de cor laranja ou avermelhada e de polpa com sabor agridoce.

Encontramos o cajá na preparação de sucos, geléias, licores, sorvetes e etc. Na área nutricional, o cajá é rico em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Visualizar Polpa de Cupuaçu BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1989 Originária da floresta amazônica é encontrada principalmente no estado do no Pará. Apresenta-se como fruta de casca marrom com polpa amarelo claro de sabor levemente ácido e com semente.

A polpa é utilizada em geléias, sucos, sorvetes, recheios de bombom, licores e da semente processada obtêm-se a manteiga de cupuaçu usada na fabricação de chocolate.
Visualizar Polpa de Umbu BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1998 Originário do Nordeste do Brasil, o umbu possui uma polpa branca esverdeada e de sabor agridoce. No Nordeste, é comum o consumo da polpa com leite e açúcar, fato conhecido como umbuzada.

Também pode ser consumido como geléia, suco sorvete , etc. Na área nutricional, o umbu contém sais minerais e vitamina C.
Visualizar Polpa de Jenipapo BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1945 Jenipapo é o fruto do jenipapeiro, árvore nativa das Américas do Sul e Central, chega a medir 14m de altura e 60 cm de diâmetro. A fruta de polpa aromática, ácida, de cor marrom clara que chega a ter 10 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro.
O jenipapo é utilizado como fortificante, estimulante do apetite, indicado contra a anemia e doenças do baço e do fígado. É rico em ferro, contém cálcio, hidratos de carbono, calorias, gorduras, água, vitaminas B1, B2, B5 e C.
Visualizar Polpa de Abacaxi com Hortelã BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1926 O Abacaxi é um alimento muito rico, sendo composto por vitaminas A, B e C. Além dessas vitaminas ele também possui cálcio, ferro e magnésio que são muito importantes para o funcionamento do organismo. Um abacaxi é composto por cerca de 86Þ água. Os benefícios para a nossa saúde são: Retarda o envelhecimento – A fruta tem uma boa quantidade de vitamina A e B, que além de ter ação antioxidante, ainda ajuda a ter uma boa visão e faz bem para pele.; Baixa quantidade de calorias – Uma fatia de 100 gramas de abacaxi tem apenas 50 calorias; Hidrata – Um abacaxi é composto de 86Þ líquido, por essa razão ele é um importante hidrante, principalmente no verão. Ajuda na digestão – Consumi-lo pode ainda ajudar quem ter problema de intestino preso, pois o Abacaxi é muito rico em fibras. Além disso ele possui enzimas que tem propriedades de decompor certas proteínas do organismo, por conta disso, ele pode ainda ser considerado um vermífugo natural para combater determinados vermes que ficam retidos no intestino por um muco. É usado ainda como diurético, desobstrui o fígado, além de combater inflamações do tubo digestivo, auxiliando na cura de problemas digestivos.
A Hortelã (também conhecida como Menta) é uma erva muito usada na culinária, qualquer pessoa pode plantá-la em casa. O Abacaxi é uma combinação perfeita com a Hortelã pois ele potencializa as suas propriedades medicinais, além de dar uma sabor inigualável. As principais vantagens da Hortelã para a nossa saúde são: Digestivo
Visualizar Polpa de Abacaxi BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1925 Conhecido também como ananás é uma fruta consumida no mundo inteiro. Sua origem, segundo pesquisadores, ocorreu na América Central e no Nordeste do Brasil. Com a colonização, foi levado para Europa, África e Ásia. Hoje, no Brasil, encontramos produção em quase todos os estados, e as variedades predominantes são Pérola e Hawai (Smooth Cayene).

O uso do abacaxi, nos dias de hoje, é muito amplo na cozinha brasileira, seja consumido in natura ou como suco, doces, recheios, sorvetes, etc. Na área nutricional, o abacaxi destaca -se como uma fruta que facilita a digestão por apresentar uma enzima chamada bromelina que quebra a proteína em moléculas menores.
Visualizar Polpa de Umbu BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1956 Originário do Nordeste do Brasil, o umbu possui uma polpa branca esverdeada e de sabor agridoce. No Nordeste, é comum o consumo da polpa com leite e açúcar, fato conhecido como umbuzada.

Também pode ser consumido como geléia, suco sorvete , etc. Na área nutricional, o umbu contém sais minerais e vitamina C.
Visualizar Polpa de Manga BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1947 Originária da Índia, a manga está presente hoje em todas as áreas tropicais do mundo. No Brasil, foi trazida pelos portugueses e o estado de São Paulo destaca-se como maior produtor. As variedades mais consumidas são : Manga Tommy Atkins, Palmer, Haden, Carlota, Ubá, Espada, Keitt e Coração-de-Boi.

É consumida principalmente in natura ou como suco, mas também encontramos sorvetes, doces e chutney de manga. Na área nutricional a manga é uma boa fonte de potássio, vitamina C e vitamina A, e também contém fibras, que variam de acordo com a variedade da fruta.
Visualizar polpa de Acerola BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1985 Sua origem ocorreu nas Antilhas e é chamada de Cereja-das-Antilhas. È conhecida, mundialmente, pelo seu alto teor de vitamina C, e por isso é muito explorada também na área de cosmético e farmacêutico.

No Brasil, grande parte da produção é destinada à área industrial para o preparo de polpas, sucos, doces, sorvetes e etc. Na área nutricional, além de ser uma grande fonte de vitamina C, fibra e potássio, a acerola também apresenta baixa caloria.
Visualizar Polpa de Abacaxi 100G BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1983 Conhecido também como ananás é uma fruta consumida no mundo inteiro. Sua origem, segundo pesquisadores, ocorreu na América Central e no Nordeste do Brasil. Com a colonização, foi levado para Europa, África e Ásia. Hoje, no Brasil, encontramos produção em quase todos os estados, e as variedades predominantes são Pérola e Hawai (Smooth Cayene).

O uso do abacaxi, nos dias de hoje, é muito amplo na cozinha brasileira, seja consumido in natura ou como suco, doces, recheios, sorvetes, etc. Na área nutricional, o abacaxi destaca -se como uma fruta que facilita a digestão por apresentar uma enzima chamada bromelina que quebra a proteína em moléculas menores.
Visualizar Polpa de Tamarindo BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1997 Originário da Índia e conhecido como tâmara da Índia. É classificada como legume por ser uma vagem, mas a maioria dos brasileiros a conhecem como fruta, pois preparamos doces, compotas, suco, sorvetes, etc.

O tamarindo tem polpa fibrosa e gosto agridoce. Tem função antidiarréica. Na área nutricional, o tamarindo é rico em vitaminas A, B1, B2, C e os minerais: cálcio, ferro e fósforo.
Visualizar Polpa de Tamarindo BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1954 Originário da Índia e conhecido como tâmara da Índia. É classificada como legume por ser uma vagem, mas a maioria dos brasileiros a conhecem como fruta, pois preparamos doces, compotas, suco, sorvetes, etc.

O tamarindo tem polpa fibrosa e gosto agridoce. Tem função antidiarréica. Na área nutricional, o tamarindo é rico em vitaminas A, B1, B2, C e os minerais: cálcio, ferro e fósforo.
Visualizar Polpa de Cajá BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1987 É uma fruta regional cultivada no Norte e Nordeste brasileiro. O cajá é uma fruta de casca lisa e fina, de cor laranja ou avermelhada e de polpa com sabor agridoce.

Encontramos o cajá na preparação de sucos, geléias, licores, sorvetes e etc. Na área nutricional, o cajá é rico em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Visualizar Polpa de Maracujá BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1995 Originário do Nordeste Brasileiro, por meio dos portugueses adaptou-se na África e na Índia. No Brasil, encontramos mais de cem espécies de maracujazeiro, sendo classificado como ornamental pela beleza das flores e dos frutos comestíveis, que são os mais conhecidos.

Dentro destas espécies, encontramos o Maracujá azedo ou amarelo, o Maracujá doce e o Maracujá roxo. Seu maior consumo é na elaboração de sucos, mas também encontramos doces, geléias, sorvetes e licores de maracujá. Na área nutricional, o maracujá é pouco calórico, mas é mais conhecido por conter um calmante natural, a passiflorina.
Visualizar polpa de Acerola BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1928 Sua origem ocorreu nas Antilhas e é chamada de Cereja-das-Antilhas. È conhecida, mundialmente, pelo seu alto teor de vitamina C, e por isso é muito explorada também na área de cosmético e farmacêutico.

No Brasil, grande parte da produção é destinada à área industrial para o preparo de polpas, sucos, doces, sorvetes e etc. Na área nutricional, além de ser uma grande fonte de vitamina C, fibra e potássio, a acerola também apresenta baixa caloria.
Visualizar Polpa de Pitanga BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1951 Originária do Brasil, a pitangueira foi levada para alguns países, e hoje é cultivada na América Central, Antilhas, China, Tunísia, Flórida , Califórnia e Hawai.

É conhecida como cereja brasileira, não só pela delicadeza da fruta como pela beleza da árvore e das flores. O uso da pitanga está nos sorvetes, polpas, doces e licores. Na área nutricional, a pitanga é fonte de vitamina C e A.
Visualizar Polpa de Morango BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1950 O morango não tem uma região específica de origem, uma vez que o morango comercial é um cruzamento de duas espécies de morango selvagem. No Brasil, somente na década de 60, a fruta passou a ter valor comercial, aumentando assim o cultivo e diversificando-se as variedades.
A mais conhecida ainda é a variedade Campinas, mas também se destacam as variedades Guarani, Toyonaka, Osogrande, Dover, Sweet Charlie, dentre outras. Devido ao curto período de safra, parte da produção do morango é processado, como polpa, ou é congelado inteiro para abastecer as indústrias de alimentos durante todo o ano.
Por ser uma fruta nobre, o uso do morango é muito amplo, seja consumido in natura, ou como polpas, doces, geléias, sorvetes, iogurtes, etc. Na área nutricional, o morango é fonte de fibra, potássio, vitamina C, além do pigmento antocianina que auxilia na proteção das artérias.
Visualizar Polpa de Maracujá BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1949 Originário do Nordeste Brasileiro, por meio dos portugueses adaptou-se na África e na Índia. No Brasil, encontramos mais de cem espécies de maracujazeiro, sendo classificado como ornamental pela beleza das flores e dos frutos comestíveis, que são os mais conhecidos.

Dentro destas espécies, encontramos o Maracujá azedo ou amarelo, o Maracujá doce e o Maracujá roxo. Seu maior consumo é na elaboração de sucos, mas também encontramos doces, geléias, sorvetes e licores de maracujá. Na área nutricional, o maracujá é pouco calórico, mas é mais conhecido por conter um calmante natural, a passiflorina.
Visualizar Polpa de Cacau BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1986 Originária do Alto do Amazonas. Graças ao clima e ao solo, a sua cultura desenvolveu-se na Bahia, fazendo deste estado um grande produtor e símbolo de riqueza para as cidades de Ilhéus e Itabuna. O cacau é um fruto de casca dura e grossa. No interior do fruto, encontra-se o conjunto de semente e polpa, que são removidos e separados.

Da semente obtemos a manteiga de cacau, e o pó de chocolate. A polpa é utilizada para a fabricação de polpas, sucos, sorvetes, sobremesas e outros. Na área nutricional, a polpa é pouco calórica, contém vitamina B1e uma pequena quantidade de fibra.
Visualizar Polpa de Tangerina BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1955 Originária do Sudeste Asiático. Os árabes disseminaram a cultura das frutas cítricas pelo Mediterrâneo e Europa, e através dos espanhóis e portugueses as frutas chegaram à América. Dentro das plantações de tangerina no Brasil, temos como variedades predominantes a Murcote, Poncã e Cravo.

É uma fruta predominantemente consumida in natura, mas também a encontramos na forma de suco, doces, sorvetes, etc. Na área nutricional, a tangerina é rica em fibras, porém, contém uma menor concentração de vitamina C em relação a laranja. Polpa de Tangerina integral, pasteurizada, não fermentada, não alcóolica. Não contém Glúten. Apresenta Brix 9. Produto produzido pela COOPADESBA (Cooperativa Agrícola de Desenvolvimento Sustentável do Sul da Bahia).
Visualizar Polpa de Uva BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1999 Certamente é a fruta mais antiga, pois todas as civilizações existentes deixaram relatos relacionados à uva. A uva é uma das frutas de maior produção mundial, sendo os grandes produtores: Itália, EUA, Chile, França, Austrália e Tunísia. No Brasil, a uva foi introduzida por volta de 1532, mas somente após o período de imigração é que a vinicultura começou a consolidar-se e ter seu valor comercial.

Hoje, temos como a maior produtora de uva, a região Sul, por utilizar grande parte da produção para fabricação de vinho, a região de São Paulo, que é voltada para produção de uva de mesa, e a região do Vale de São Francisco, onde é produzida a uva fina para exportação. Existem mais de cinco mil variedades de uva, mas, no Brasil, produzimos em maior escala a uva Niágara, Itália e Rubi.
Visualizar Polpa de Caju BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1988 Originária do litoral Nordestino, foi levada para outros países da África e da Europa durante o período colonial. O verdadeiro fruto do caju é a castanha que tem um valor comercial muito alto, e a polpa, que é a parte suculenta é chamada de pseudofruto.

A polpa de caju é muito utilizada para a fabricação de sucos em todo o país. Em algumas regiões do Brasil encontramos geléias, doces e pratos típicos feitos com a polpa. Na área nutricional se destaca pelo alto teor de vitamina C e fibras. O Caju contém pectina, fibra solúvel em água que dificulta a absorção de gordura, ajudando a controlar os níveis de colesterol no sangue, alem disso, possui alta concentração de vitamina C e baixo valor calórico.
Visualizar Polpa de Goiaba BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1991 Originária da América Central, a goiabeira é uma das frutíferas mais comuns na América do Sul. No Brasil, a fruta é cultivada em várias regiões. No nosso dia-a-dia encontramos a variedade goiaba branca (goiaba pêra ou da china), que apresenta a polpa branca, e as goiabas vermelhas (vermelha-cascuda ou goiaba maçã), que apresenta a polpa vermelha.

A goiaba é consumida tanto in natura como nas indústrias de alimentos para produção de sucos, doces e sorvete. Na área nutricional a goiaba destaca-se por conter um alto teor de licopeno e por ser fonte de vitamina C (antioxidante) e fibras.
Visualizar Polpa de Graviola BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1992 Originária da América Central. Segundo historiadores, a fruta foi introduzida pelos portugueses e sua cultura ocorre principalmente no Nordeste. Através da mudança da cor da casca de verde brilhante para verde opaco, é que percebemos seu ponto de colheita.

É utilizada para fabricação de sucos, geléias, cremes, sorvetes e outros. Na área nutricional, apresenta um teor moderado de vitamina C e um alto teor de tanino.
Visualizar Polpa de Cacau BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1937 Originária do Alto do Amazonas. Graças ao clima e ao solo, a sua cultura desenvolveu-se na Bahia, fazendo deste estado um grande produtor e símbolo de riqueza para as cidades de Ilhéus e Itabuna. O cacau é um fruto de casca dura e grossa. No interior do fruto, encontra-se o conjunto de semente e polpa, que são removidos e separados.

Da semente obtemos a manteiga de cacau, e o pó de chocolate. A polpa é utilizada para a fabricação de polpas, sucos, sorvetes, sobremesas e outros. Na área nutricional, a polpa é pouco calórica, contém vitamina B1e uma pequena quantidade de fibra.
Visualizar Polpa de Seriguela BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1953 A seriguela, também conhecida como siriguela, siriguela, seriguela, ciruela ou jacote, é uma pequena fruta de cor amarela ou avermelhada, com casca fina e lisa, muito apreciada na região do Nordeste do Brasil. É uma fruta doce, saborosa e que é rica em carboidratos, cálcio, potássio, magnésio, ferro, vitamina C, vitamina B1 e em antioxidantes.
O nome científico desta fruta é Spondias purpurea, com a maior produção de frutos acontecendo entre dezembro a março, e seu consumo pode ser feito como fruta in natura, sucos e sorvetes, por exemplo.
O consumo de seriguela traz diversos benefícios, pois além de ser uma saborosa forma de diversificar o consumo de frutas, possui propriedades capazes de:
Provocar saciedade pois é rica em fibras, por isso, ajuda a provocar maior sensação de saciedade e diminuir a fome ao longo do dia e, por esse motivo, pode ser um aliado para o emagrecimento durante a dieta. A ação da fibras no intestino também ajudam a regularizar o seu ritmo, evitando a prisão de ventre e diminuindo inchaço abdominal e formação de gases.
Dar energia por ser uma fruta doce, a seriguela é rica em carboidratos que são fonte de energia para realizar exercícios e as atividades do dia-a-dia. Por conter açúcares, deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas.
Visualizar Polpa de Goiaba BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1943 Originária da América Central, a goiabeira é uma das frutíferas mais comuns na América do Sul. No Brasil, a fruta é cultivada em várias regiões. No nosso dia-a-dia encontramos a variedade goiaba branca (goiaba pêra ou da china), que apresenta a polpa branca, e as goiabas vermelhas (vermelha-cascuda ou goiaba maçã), que apresenta a polpa vermelha.

A goiaba é consumida tanto in natura como nas indústrias de alimentos para produção de sucos, doces e sorvete. Na área nutricional a goiaba destaca-se por conter um alto teor de licopeno e por ser fonte de vitamina C (antioxidante) e fibras.
Visualizar Polpa de Caju BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1939 Originária do litoral Nordestino, foi levada para outros países da África e da Europa durante o período colonial. O verdadeiro fruto do caju é a castanha que tem um valor comercial muito alto, e a polpa, que é a parte suculenta é chamada de pseudofruto.

A polpa de caju é muito utilizada para a fabricação de sucos em todo o país. Em algumas regiões do Brasil encontramos geléias, doces e pratos típicos feitos com a polpa. Na área nutricional se destaca pelo alto teor de vitamina C e fibras. O Caju contém pectina, fibra solúvel em água que dificulta a absorção de gordura, ajudando a controlar os níveis de colesterol no sangue, alem disso, possui alta concentração de vitamina C e baixo valor calórico.
Visualizar Polpa de Mangaba BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1994 Fruto da mangabeira (Hancornia speciosa), também chamada de mangaba-ovo. É comestível e utilizado na fabricação de sucos, sorvetes, doces e bebida vinosa. No nordeste é muito apreciada. Sergipe é o maior produtor brasileiro, vindo quase toda a produção da vegetação nativa, embora as primeiras áreas cultivadas estejam entrando em produção. Neste estado, a mangaba é a fruta mais consumida na forma de sorvete e polpa concentrada. Na farmacológia, tem sido promissor com o isolamento de duas misturas de triterpenos, uma delas composta por a-amirina, B-amirina e lupeol e a outra por seis ésteres 3-b-O-acil lupeol, do látex do seu fruto2, triterpenos pentacílicos, com esqueletos semelhantes a a e B-amirina, em geral é usado em larga escala de atividade farmacológicas que incluem atividade antioxidante, antitumoral, antibacteriana, efeitos gastroprotetivos e hepatoprotetivos.
Visualizar Polpa de Limão BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1946 Originária do Sudeste Asiático. Os árabes disseminaram a cultura das frutas cítricas pelo Mediterrâneo e Europa e através dos espanhóis e portugueses as frutas chegaram à América. Limão de fato, só existe a variedade Siciliano. Outros tipos que conhecemos como Taiti, Galego e Cravo são na verdade variedades de lima produzidas por enxerto.
O uso do limão é muito amplo na cozinha brasileira, seja como tempero, suco, sorvetes, doces, bebida, etc. O óleo extraído da casca é bastante utilizado na indústria de aromas. Na área nutricional, o limão é rico em ácido cítrico e vitamina C, que evita o escorbuto.
Visualizar Polpa de Manga BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1993 Originária da Índia, a manga está presente hoje em todas as áreas tropicais do mundo. No Brasil, foi trazida pelos portugueses e o estado de São Paulo destaca-se como maior produtor. As variedades mais consumidas são : Manga Tommy Atkins, Palmer, Haden, Carlota, Ubá, Espada, Keitt e Coração-de-Boi.

É consumida principalmente in natura ou como suco, mas também encontramos sorvetes, doces e chutney de manga. Na área nutricional a manga é uma boa fonte de potássio, vitamina C e vitamina A, e também contém fibras, que variam de acordo com a variedade da fruta.
Visualizar Polpa de Frutas 1KG BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1942 Abacaxi: é um alimento muito rico, sendo composto por vitaminas A, B e C. Além dessas vitaminas ele também possui cálcio, ferro e magnésio que são muito importantes para o funcionamento do organismo.Beterraba: é encontrada na forma de uma raiz, rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Ela é ideal na luta contra a anemia, pois possui um alto teor férreo. Ela também deve ser consumida por quem apresenta problemas de fraqueza dentária e inflamação na gengiva. Cacau: A polpa é utilizada para a fabricação de polpas, sucos, sorvetes, sobremesas e outros. Na área nutricional, a polpa é pouco calórica, contém vitamina B1e uma pequena quantidade de fibra. Cupuaçu: A fruta é rica em vitamina C, o que faz do cupuaçu um ótimo aliado para ter uma pele mais firme. A vitamina C é um poderoso antioxidante, ajudando a combater os radicais livres que causam envelhecimento precoce.
Mamão: é uma fruta muito nutritiva, contém vitaminas A, C e do complexo B, fibras e sais minerais como: potássio e fósforo. Ele possui também uma enzima chamada papaína que auxilia na digestão dos alimentos e consequentemente na absorção de nutrientes pelo organismo.Manga: fruta deliciosa e com a qual é possível fazer deliciosas sobremesas, é rica em muitos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Um dos benefícios da manga é sua propriedade laxante, ou seja, é ótima para quem sofre com prisão de ventre.
Visualizar Polpa de Mangaba BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1948 A Mangaba
Fruto da mangabeira (Hancornia speciosa), também chamada de mangaba-ovo. É comestível e utilizado na fabricação de sucos, sorvetes, doces e bebida vinosa. No nordeste é muito apreciada. Sergipe é o maior produtor brasileiro, vindo quase toda a produção da vegetação nativa, embora as primeiras áreas cultivadas estejam entrando em produção. Neste estado, a mangaba é a fruta mais consumida na forma de sorvete e polpa concentrada. Na farmacológia, tem sido promissor com o isolamento de duas misturas de triterpenos, uma delas composta por a-amirina, B-amirina e lupeol e a outra por seis ésteres 3-b-O-acil lupeol, do látex do seu fruto2, triterpenos pentacílicos, com esqueletos semelhantes a a e B-amirina, em geral é usado em larga escala de atividade farmacológicas que incluem atividade antioxidante, antitumoral, antibacteriana, efeitos gastroprotetivos e hepatoprotetivos.
Visualizar Polpa de Açaí Médio BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1984 O açaizeiro é uma palmeira típica da região Norte do Brasil. O fruto é um tanto quanto parecido com a jabuticaba, por ser um fruto arredondado e de casca escura, embora o açaí apresente um tamanho menor. Hoje, o açaí é muito consumido em todas as regiões do país, por ser um fruto muito energético e nutritivo.

Sua polpa é consumida pura ou misturada com frutas e cereais na forma de sorvetes, sucos, tigelas, etc. Na área nutricional, o fruto apresenta altos teores de carboidratos e gorduras, e alta concentração de ferro e cálcio, fato que o torna semelhante ao leite. Por isso, em alguns lugares da região Norte, o leite é substituído pela polpa do açaí na alimentação diária das crianças. É uma fruta rica em minerais: Cálcio, Fósforo e Ferro que combate a anemia. Tambem é rica em autocianina, substância antioxidante que ajuda a combater os radicais livres.
Visualizar Polpa de Frutas BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1990 Abacaxi: é um alimento muito rico, sendo composto por vitaminas A, B e C. Além dessas vitaminas ele também possui cálcio, ferro e magnésio que são muito importantes para o funcionamento do organismo.
Beterraba: é encontrada na forma de uma raiz, rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Ela é ideal na luta contra a anemia, pois possui um alto teor férreo. Ela também deve ser consumida por quem apresenta problemas de fraqueza dentária e inflamação na gengiva.
Cacau: A polpa é utilizada para a fabricação de polpas, sucos, sorvetes, sobremesas e outros. Na área nutricional, a polpa é pouco calórica, contém vitamina B1e uma pequena quantidade de fibra.
Cupuaçu: A fruta é rica em vitamina C, o que faz do cupuaçu um ótimo aliado para ter uma pele mais firme. A vitamina C é um poderoso antioxidante, ajudando a combater os radicais livres que causam envelhecimento precoce.
Mamão: é uma fruta muito nutritiva, contém vitaminas A, C e do complexo B, fibras e sais minerais como: potássio e fósforo. Ele possui também uma enzima chamada papaína que auxilia na digestão dos alimentos e consequentemente na absorção de nutrientes pelo organismo.
Manga: fruta deliciosa e com a qual é possível fazer deliciosas sobremesas, é rica em muitos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Um dos benefícios da manga é sua propriedade laxante, ou seja, é ótima para quem sofre com prisão de ventre.
Visualizar Polpa de Acerola com Laranja BEBIDA Grama(s) SIPAF_BA_1936 A acerola é uma fruta tropical muito consumida no Brasil. Dona de um sabor ácido, é conhecida por suas boas quantidades de vitamina C, bem como vitaminas A, B1 e B6, além da presença de ferro, fósforo, potássio, cálcio e magnésio.A vitamina C, por exemplo, é excelente antioxidante e fortalece o sistema imunológico e ajuda na construção das células de colágeno.Suas boas quantidades de ferro podem ajudar a combater a anemia e a manter o coração saudável, bem como melhorar o transporte de oxigênio que passa pela corrente sanguínea.Além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, a acerola combate a diarreia, ajuda na manutenção do fígado e previne gripes e resfriados. Ela pode ser uma fruta pouco consumida pura, mas é constantemente utilizada no preparo de sucos. Que tal preparar um suco tradicional de laranja com acerola?Além da combinação ser muito saborosa, a laranja também é um aliado da saúde. Você conhece quais são os benefícios da laranja? Ela é uma fruta popularmente conhecida por ser rica em vitamina C, mas também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectina e flavonoides, que aumentam o seu valor nutritivo.
A laranja é um potente antioxidante que ajuda a prevenir doenças vasculares, cardíacas, degenerativas, câncer, entre outros. A grande quantidade de vitamina C contribui na formação do colágeno, ossos, dentes, glóbulos vermelhos, e favorece a absorção de ferro dos alimentos e a resistência às infecções.
Visualizar Polpa de Uva BEBIDA Quilo(s) SIPAF_BA_1957 Certamente é a fruta mais antiga, pois todas as civilizações existentes deixaram relatos relacionados à uva. A uva é uma das frutas de maior produção mundial, sendo os grandes produtores: Itália, EUA, Chile, França, Austrália e Tunísia. No Brasil, a uva foi introduzida por volta de 1532, mas somente após o período de imigração é que a vinicultura começou a consolidar-se e ter seu valor comercial.

Hoje, temos como a maior produtora de uva, a região Sul, por utilizar grande parte da produção para fabricação de vinho, a região de São Paulo, que é voltada para produção de uva de mesa, e a região do Vale de São Francisco, onde é produzida a uva fina para exportação. Existem mais de cinco mil variedades de uva, mas, no Brasil, produzimos em maior escala a uva Niágara, Itália e Rubi.